sábado, 17 de outubro de 2009

Newton x Einstein



d=v/t x E=mc²

Einstein não nasceu no tempo certo, na verdade o tempo em que ele deveria nascer ainda não chegou. Todos nós humanos comuns acreditamos veementemente em Newton, revolucionário pensador iluminista.
Claro que todas as Leis de Newton são aplicadas e comprovadas, se não ele não teria sido tão revolucionário.
Daí vem o Einstein e diz que, na verdade, na verdade mesmo, não é bem assim.

A Teoria da Relatividade de Einstein trabalha com a velocidade da luz, ou seja, é melhor aplicá-la para altas velocidades para que ela seja melhor compreendida. O que não quer dizer que ela não funcione com baixas velocidades também.



Dilatação do tempo

A dilatação do tempo fala que o tempo para uma pessoa que viaja em velocidade da luz passa mais rápido do que para uma pessoa que está na velocidade normal da Terra. Ou seja: o Tempo é relativo, ele depende do referencial.
Sem essa teoria, não existiria o GPS hoje...





Contração do comprimento

Um livro em repouso ao começar a se movimentar em alta velocidade, para quem o vê, o seu comprimento diminui de acordo com a direção do movimento.










Relatividade da Massa

Para Newton não existe limite de velocidade, você pode usar o "Deus Vê Tudo" sempre.
Já para Einstein à medida que a velocidade
aumenta, a massa vai aumentando também, o limite é bem próximo da velocidade da luz. Einstein concluiu que próximo a essa velocidade a massa seria tão grande que um corpo com massa, ao chegar na velocidade da luz, teria massa infinita.
Isso quer dizer que nenhum corpo com massa de repouso pode chegar a essa velocidade. (Não, o superhomem não existe)


Energia = massa x (velocidade da luz)²

Essa fórmula mostra que energia pode se transformar em massa e que massa pode se transformar em energia.




Fissão Nuclear -> quebra de núcleo

Geralmente feita com o Urânio que tem número atômico 92, seu núcleo tem 200g. Ao lançar um nêutron no seu núcleo ele se divide em dois, a soma das massas dos dois núcleos formados é menos que 200g, o que aconteceu com a massa restante?
Com apenas 3g pode-se gerar uma energia grande o bastante para dizimar muitos quilômetros. A fórmula mais famosa do mundo foi utilizada paraconstruir a pior e mais assassina arma já vista pelos homens: a bomba atômica.


Fusão Nuclear -> união de núcleo

Dois prótons e nêutrons (átomos de hidrogênio sem os respectivos elétrons) ao se unirem, liberariam muita energia ao formar o hélio, muito mais do que a fissão nuclear.
Para conseguir unir dois núcleos de hidrogênio a temperatura tem que ser a 1.000.000°C, em outras palavras, para que a bomba de hidrogênio funcione, é preciso uma bomba de fissão nuclear dentro dela, tamanha é a energia para se conseguir isso. Logicamente a energia liberada por essa bomba é muito maior do que da bomba de fissão nuclear.
Não sabemosaté onde vão os danos que esse tipo de bomba pode causar...



É realmente uma pena que um gênio como o Einstein além de ser completamente incompreendido não só na sua época, mas até hoje, também tenha deixado um rastro usado para mortes e guerras, imposição de poder.
No decorrer da história conhecemos vários casos de pessoas que usaram a inteligência para o lado errado, e acho que todos sabem como essas histórias terminam...

2 comentários:

  1. Meu Deus!!! Tô zonza...

    Vc que montou esse texto????

    Pq tá explicando um tanto de coisa difícil de uma forma tão facinha...

    Bjim

    ResponderExcluir
  2. Um tanto de coisa difícil! XD
    Gosto do einstein, ele eh phods
    vc também é =D
    não invente bombas (?)

    ResponderExcluir